domingo, 7 de março de 2010

Diga não ao ato médico


Deparei-me essa semana com essa problemática, o PL do Ato médico. Dando uma rápida elucidação ao que diz respeito: esse projeto de lei pré-vê que os médicos terão pleno poder de diagnosticar doenças as quais eles não se propõe a tratar, das principais doenças que afligem a humanidade elas possuem múltiplos fatores causais, e cada profissional da saúde é treinado para identificar o efeito de alguns desses fatores. Portanto, o Estado não pode atribuir apenas ao médico a função do diagnóstico da doença.

O que o projeto pré-vê afeta não só os profissionais de saúde como também os usuários do sistema, sendo um empecilho no atendimento básico à saúde e em outros meios também.

A medicina é vista como uma função de alto poder e saber absoluto – conceito sócio-cultural errôneo -, é só nos depararmos com a forma que nos dirigimos aos médicos, delegando – erroneamente - o titulo de doutores, médicos enquanto médicos sem a formação acadêmica de doutorado é apenas um médico ser humano falho.

Esse projeto, a meu ver, entra como uma “ditadura aos processos de saúde”, hoje nosso sistema de saúde já é complicado conseguir uma consulta médica, imaginemos agora que em média o atendimento leve cinco minutos, o que um médico teria de capacidade para avaliar e diagnosticar em cinco minutos? O profissional médico tem uma cadeira de psicologia em sua estada na universidade enquanto acadêmico, com UMA cadeira de psicologia que tipo de diagnostico psicológico ele conseguiria realizar?

Para um profissional de medicina ter todas as competências ele precisaria de no mínimo 50 anos de estudo para dar uma diagnostico justo dentre as 13 profissões atingidas, e ao delegar ao médico todo esse papel privativo colocaríamos em risco a saúde de nossa população.

Vamos acabar com esse pensamento e endeusamento do profissional médico, são falhos como todos nós, são HUMANOS, como nós, não deixemos mais esse veto dos nossos direitos como cidadãos dignos, se hoje um médico já atende como atende rápido e mal diagnosticado – na área pública – imaginemos como será se esse projeto for aprovado.

Esse poder tão elitizado não pode vencer! Somos a maioria e se nosso pais é democrático temos de reivindicar nossos direitos, NÃO PODEMOS baixar a cabeça para essa elite, TEMOS de nos IMPOR como cidadãos livres de escolha, e não queremos apenas um profissional que não tem os requisitos mínimos de diagnosticar patologias abrangentes em varias áreas de conhecimento.

O ATO ATA, DIGAM NÃO AO ATO MÉDICO!

Mais informações no site www.atomediconao.com.br e para deixar o seu e-mail para o senador de sua região clique AQUI e faça com que ele(a) se intere do assunto.

Seja um cidadão que faz a diferença diga Não a esse ATO.

2 comentários:

Helen disse...

É isso ai!
Temos que começar a bater o pé e não deixar mais que façam de nós o que bem entendem.
Otimo texto Diogo, parabéns!!!
Bjo

MENTES INQUIETAS disse...

Quanto ao ato médico nada mais é que um discurso politico que quem esta no poder não quer porde-lo, e quando ao medico se sentir sempre em pleno poder é poque seus erros nao são divulgados quem sofre danos por seus erros se calam para sempre, e seus familiares não buscam justiça. beijos Diogo, parabens colega.